Big data para e-commerce: como usar os dados para aumentar as conversões

Big data para e-commerce está mudando a forma de fazer negócios pela internet. A enorme disponibilidade de dados atualmente permite que as lojas virtuais criem melhores experiências de compra, impulsionem a satisfação dos usuários e gerem mais vendas.

Por isso, cada vez mais as empresas estão investindo em soluções para armazenar, processar e extrair valor de dados. Por meio de inteligência artificial e machine learning, é possível potencializar ainda mais o poder dos dados e transformá-los em inteligência para o negócio. Afinal, eles carregam informações valiosas sobre os consumidores e o mercado.

As lojas virtuais que olham para os dados com essa perspectiva estão colhendo os resultados. E é sobre isso que vamos falar nesse artigo: como o big data para e-commerce está ajudando os negócios online a obterem mais conversões. Acompanhe os tópicos abaixo para entender:

Como aumentar as conversões com big data para e-commerce?

Temos acesso a uma infinidade de dados. Porém, eles só representam valor para o negócio quando são usados estrategicamente para guiar o futuro da empresa e gerar mais resultados. Então, vamos detalhar abaixo alguns dos principais usos que você pode fazer do big data para e-commerce e obter mais conversões:

Conhecer melhor a persona

Cada clique, cada curtida, cada página visitada ― todos os passos dos consumidores podem ser monitorados na web. O papel dos softwares de análise de dados, então, é reunir e organizar todas essas informações para transformá-las em inteligência.

Dessa forma, você consegue compreender toda a complexidade do comportamento de cada consumidor, que deve ser entendido como um ser humano único. E, com um conhecimento aprofundado sobre a sua persona, você estará munido de informações valiosas para tomar suas decisões estratégicas.

Prever tendências e demandas do mercado

Antes de investir todo o seu dinheiro no desenvolvimento de um novo produto, que tal saber se o público realmente vai gostar dele? A inteligência dos dados permite fazer previsões como essa, e não se trata de mágica.

Basta analisar as buscas dos usuários, os assuntos mais comentados e os sentimentos (positivo ou negativo) sobre determinado produto, por exemplo, para entender as tendências do mercado. E, de acordo com o conceito de machine learning, quanto mais dados nutrirem as máquinas, mais precisas serão essas previsões.

Melhorar o atendimento ao consumidor

Com o big data, o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) deixa de ser apenas um setor para responder reclamações de clientes por e-mail ou telefone. A análise de dados sobre os consumidores permite agir ativamente para entregar soluções personalizadas, de acordo com o histórico de interações e as preferências de cada cliente.

Você pode, por exemplo, já saber o que o cliente está procurando antes mesmo de ele perguntar. Assim, o SAC ganha inteligência para engajar os consumidores e gerar satisfação.

Diminuir o abandono de carrinho

O processo de checkout é um ponto sensível para todo e-commerce. Nesse momento, é preciso identificar qualquer motivo que esteja causando o abandono de carrinho.

Então, o big data ajuda a perceber padrões de comportamentos dos usuários. Eles permitem identificar possíveis erros no site ou outros problemas (como o preço do frete), além de coletar dados dos clientes, que depois podem ser impactados pelo remarketing.

Personalizar a experiência de compra

O big data também permite que cada consumidor acesse uma loja virtual exclusiva para ele. Se as empresas estão munidas de dados sobre os consumidores, elas podem criar sites dinâmicos que se adaptem aos interesses e hábitos de cada pessoa.

Cada cliente recebe recomendações de produtos e ofertas em que realmente têm interesse. É como se a loja virtual “adivinhasse” o que o consumidor procura, sem que ele precise vasculhar toda a loja para encontrar algum produto. Mas sabemos que não há nada de adivinhação ― é apenas a tecnologia, o big data e a inteligência artificial agindo para personalizar a experiência de compra e gerar mais conversões para o e-commerce.

Grandes empresas ― como Google, Facebook, IBM e Microsoft ― já perceberam o poder do big data e estão investindo cada vez mais para extrair valor dos dados.

Porém, não pense que big data, inteligência artificial e machine learning são conceitos distantes da sua empresa. Você também pode investir em big data para e-commerce e gerar inteligência estratégica a partir dos dados.

Softwares e serviços focados em big data para e-commerce estão cada vez mais acessíveis para os pequenos e médios negócios. Eles só precisam entender que essas tecnologias funcionam como combustível para tomar melhores decisões e gerar mais conversões, como vimos acima.

Agora, conheça melhor as soluções de recomendação e personalização para e-commerce que a Biggy oferece. Usamos big data, inteligência artificial e machine learning para oferecer a melhor experiência de compra aos seus clientes. Entre em contato conosco para entender como funciona!

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