Case Netfarma – Crescimento em plena crise?

Desafios são o nosso motor. Não é por acaso que investimos na inovação — com base em inteligência artificial e machine learning — para trazer os melhores resultados para os nossos clientes.

E foi com um grande desafio que a Netfarma procurou a Biggy.

Se você ainda não conhece, a Netfarma é uma farmácia online. Mas não só isso: é também um dos maiores e-commerces do setor de beleza e saúde no Brasil. Desde 2012, ano da sua criação, a Netfarma tem o compromisso de oferecer a melhor experiência de compra de medicamentos e produtos de saúde pela internet.

Em 2017, em plena época de crise, a empresa buscava uma solução para aumentar as conversões na Black Friday, sem perder o foco na experiência do cliente.

Quer saber como solucionamos isso? Um projeto marcado pelo desafio, parceria e flexibilidade, que conseguiu gerar o retorno que o cliente queria: um aumento de 30% na taxa de conversão. Entenda melhor como tudo aconteceu:

O desafio do projeto

2017 foi um ano de recessão e desemprego, na sequência dos anos anteriores. A expectativa de consumo não era nada boa.

Mas a Black Friday, no fim de novembro, sempre aparece como uma época de aquecimento do varejo. E essa era a intenção da Netfarma: aumentar as conversões do e-commerce naquele período.

De olho na experiência do cliente da Netfarma, então, apresentamos um projeto de vitrines personalizadas. Sabe como funciona?

O sistema acompanha o comportamento do consumidor pela internet por meio de um algoritmo baseado em machine learning. Assim, as vitrines conseguem apresentar ao usuário os produtos que ele está mais propenso a comprar, o que tende a gerar mais vendas.

Então, só havia um porém: estávamos a apenas duas semanas da Black Friday! Apesar de o “namoro” com o cliente ter começado no início do ano, a parceria só foi fechada em cima da data.

Em pleno ano de crise, com prazo apertado e um projeto complexo para botar no ar, será que conseguiríamos? Como falamos no início do texto, gostamos de desafios!

O trabalho em equipe

O projeto estava em nossas mãos. Mas sabíamos que a parceria com o time da Netfarma seria essencial para colocar as vitrines no ar a tempo da semana da Black Friday.

E foi assim que aconteceu. Uma série de reuniões, ligações, e-mails e mensagens colocaram as equipes da Biggy e da Netfarma em sintonia. Botamos a mão na massa juntos e viramos noites grudados no computador para estruturar o projeto.

A flexibilidade com o segmento

Outro ponto importante foi a nossa flexibilidade quanto ao segmento do cliente.

Todo projeto nos apresenta um grande desafio, que é ajustar a nossa ferramenta de personalização & recomendação ao mercado que vamos atender. Precisamos entender o modelo de negócio de cada cliente e apresentar soluções adequadas a ele.

Nesse caso, havia uma grande complexidade envolvida: o mercado farmacêutico apresenta uma série de restrições para a publicidade. Tivemos, por exemplo, que criar uma regra específica no sistema com uma “blacklist” de medicamentos, cuja recomendação é proibida pela Anvisa.

Assim, conseguimos adaptar as vitrines para integrá-las ao e-commerce da Netfarma — tudo de acordo com as normas do segmento.

A satisfação com os resultados

Enfim, na semana da Black Friday, tudo estava pronto para os clientes acessarem o e-commerce e terem a melhor experiência. O sucesso fica claro nos números que resultaram do trabalho:

  • Aumento de 30% na receita no período;
  • Aumento de 30% na taxa de conversão do e-commerce.

E sabe o que é mais prazeroso nisso tudo? Ver o cliente falar com orgulho sobre isso.

Vimos isso no Vtex Day 2018, durante a apresentação do cliente sobre aplicações da inteligência artificial no comércio eletrônico. Nosso projeto de vitrines personalizadas estava lá como exemplo de caso prático em que o machine learning foi aplicado com foco em aumento de conversão.

Demais, né? São esses desafios e, principalmente, a satisfação do cliente com os resultados que motivam o nosso trabalho.

Então, se você também tem um desafio como esse para solucionar, queremos ajudar você! Entre em contato conosco e conte o que você precisa para a sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *