Como a busca personalizada influencia a decisão de compra

Talvez você pense que aumentar o mix de produtos do seu e-commerce só tem vantagens. Afinal, o seu cliente vai ter mais opções para encontrar o produto que deseja e ainda tende a comprar mais. Mas sabia que, por outro lado, isso pode prejudicar as suas vendas?

A explicação é psicológica. Diante de milhares de alternativas de produtos para comprar na sua loja virtual, o cliente pode se sentir perdido, até paralisado — e, assim, a conversão não acontece.

Neste post, então, vamos mostrar a você uma solução para ajudar o consumidor a tomar a decisão de compra sem dificuldades: a busca personalizada. Entenda agora por que esse recurso vai aumentar as conversões do seu e-commerce:

Como a sobrecarga de escolha pode prejudicar o seu e-commerce?

Choice overload (ou sobrecarga de escolha) é o nome que se dá ao processo psicológico ocasionado por uma grande quantidade de opções. Isso significa que, a partir de determinado número de alternativas, uma pessoa pode ficar impaciente e se sentir incapacitada de tomar uma decisão.

Percebe como isso pode comprometer o seu e-commerce? Oferecer boas opções de produtos para os clientes é importante para atender a diversos gostos e necessidades. Porém, quando eles se deparam com milhares e milhares de produtos no seu e-commerce, a satisfação pode ficar comprometida, já que o tempo e o esforço para tomar sua decisão serão maiores.

Na internet, a sobrecarga de escolha pode ser ainda mais impactante, pois o consumidor online é exigente. Ele quer agilidade para encontrar e decidir logo o que vai comprar. Se não, ele já vai para outra aba do navegador fazer a compra no concorrente.

Imagine, por exemplo, que uma pessoa está querendo comprar um notebook. Atualmente, existem vários modelos, das mais diversas marcas, e todos são muito parecidos. É difícil fazer a escolha certa, né? E quando as opções são semelhantes, a decisão fica ainda mais complexa.

Por que a busca personalizada aumenta as conversões do e-commerce?

Quando o visitante acessa o seu e-commerce em busca de um produto, ele visualiza várias opções — e muitas delas não têm nada a ver com o que ele está procurando. Para ir direto ao ponto, então, ele pode usar o recurso da pesquisa interna do site.

Mesmo assim, quando ele digita um termo de busca, ainda aparecem várias opções para escolher. Diante disso, ele pode até desistir da compra, já que não está conseguindo encontrar facilmente o que deseja.

Como, então, melhorar a experiência de compra desse cliente e fazê-lo não desistir? A solução que trazemos aqui é reduzir estrategicamente as alternativas de escolha por meio da busca personalizada. Esse recurso oferece os seguintes benefícios:

  • Reduz o esforço para encontrar os produtos e tomar a decisão de compra;
  • Apresenta apenas produtos relevantes para o consumidor;
  • Proporciona uma experiência de compra positiva;
  • Atinge consumidores mais maduros para a compra.

Mas como funciona um sistema de busca personalizada? Ao fazer uma pesquisa interna no site, o usuário não recebe apenas resultados relacionados aos termos digitados. O e-commerce também faz a recomendação de produtos com base no perfil, histórico de navegação e interesses do consumidor — dados que o sistema já rastreou e armazenou anteriormente.

Dessa forma, os resultados da busca são totalmente personalizados para cada usuário e as opções de escolha se reduzem a produtos realmente relevantes, que o consumidor já está mais propenso a comprar. Tudo isso facilita a sua escolha e aumenta as chances de conversão.

Além disso, os usuários que utilizam a pesquisa interna de um e-commerce geralmente estão mais maduros para comprar, pois já sabem o que estão buscando na loja. Eles apenas precisam comparar e avaliar as alternativas que você oferece. Por isso, a experiência de busca personalizada é tão determinante para gerar uma conversão.

Portanto, não perca a chance de converter esse visitante! Ele já está propenso a comprar — tudo o que você precisa é oferecer uma experiência positiva apresentando as opções certas para ele. Assim, em vez de uma desistência, você terá mais uma venda para contabilizar!

Aumente as conversões com a busca personalizada da b-search

Aqui na Biggy, nós oferecemos soluções de recomendação e personalização para e-commerce. A b-search é o nosso sistema de busca personalizada, que conta com algoritmos para interpretar as ações e interesses dos usuários e fazer a recomendação mais certeira para cada cliente.

A b-search pode fazer recomendações baseada em diferentes funcionalidades: autocorreção (“você quis dizer?”), autocomplete, produtos similares, sinônimos, promoções, além de filtros avançados e outros recursos. Assim, os resultados da busca se tornam personalizados e muito mais relevantes para o usuário, que consegue tomar sua decisão com mais facilidade.

Quer saber melhor como funciona a b-search e como essa solução vai aumentar as conversões do seu e-commerce? Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas!

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