Como personalizar a experiência de compra em um e-commerce de moda?

Em um mercado concorrido como o varejo online de moda, como se diferenciar? Experimente procurar no Google por “sapatos femininos”, por exemplo, e veja uma enorme quantidade de anúncios, marcas e lojas, entre grandes varejistas e pequenos negócios, saltarem na sua tela.

Como a concorrência é grande, o desafio de atrair clientes para a sua loja virtual também cresce. Mas existe uma estratégia certeira para captar a atenção e a confiança do consumidor online: personalizar a sua experiência de compra. Quando você facilita a decisão de compra, diante de tantas opções, as chances de satisfazer e fidelizar o cliente são grandes.

Então, quer saber como fazer isso no seu e-commerce de moda? Vamos falar agora sobre as soluções de personalização e recomendação que você deve adotar na sua loja virtual!

Por que investir em personalização e recomendação em um e-commerce de moda?

Comprar moda pela internet deixou de ser um medo há muito tempo. Se antes os consumidores desconfiavam da compra de uma roupa que não podiam experimentar, hoje o e-commerce de moda é um dos setores mais significativos do varejo online.

É isso que mostra o relatório Webshoppers. Segundo o estudo, “Moda e Acessórios” foi a categoria com o segundo maior volume de pedidos do e-commerce brasileiro no primeiro semestre de 2018.

A relevância da moda no comércio eletrônico mostra como esse setor oferece grandes oportunidades. Mas também deixa claro: para se destacar nesse mercado, você precisa se diferenciar diante do consumidor.

Por isso, oferecer uma experiência de compra personalizada pode ser um diferencial de peso para a sua loja conquistar o consumidor online e, de quebra, aumentar as conversões.

Com essa estratégia, você pode criar uma loja única para cada visitante. Uma ferramenta de personalização e recomendação é capaz de analisar os passos do usuário e transformar os dados em inteligência para recomendar os produtos que ele tem mais chances de comprar. E isso é feito de forma automática, com base em machine learning.

Diante de tantas opções de produtos, marcas e lojas na internet, ele sente dificuldade de escolher e pode até desistir da compra. Porém, quando você recomenda os produtos em que ele tem mais interesse, a decisão fica mais fácil, e a experiência de compra se torna muito mais positiva.

Por que contratar a Biggy para o seu e-commerce de moda?

Timberland, Vans, Havaianas, Marisol, Luigi, Loungerie, Mr. Cat, Calvin Klein: você já deve conhecer essas marcas. Mas sabe o que elas têm em comum? Todas elas utilizam atualmente as soluções de personalização e recomendação de produtos da Biggy, que você também pode adotar na sua loja virtual.

É com esse cartão de visitas que apresentamos a experiência da Biggy no e-commerce de moda. Agora, conheça as soluções que oferecemos para entregar os melhores resultados a esse segmento:

b-search

O b-search é a solução de busca personalizada para e-commerce. Além da navegação do usuário, usamos todas as informações do produto e a disponibilidade de grade (tamanhos) na ordenação da busca. Assim, o cliente recebe resultados mais precisos em relação aos seus interesses e ao estoque da loja.

A Marisol, por exemplo, teve uma melhoria de 10% na taxa de conversão ao adotar a nossa solução de busca, em relação ao sistema que usavam. Esse crescimento foi mais expressivo com as mudanças na busca mobile, que tem um tráfego maior.

b-front – vitrines personalizadas

O b-front cria vitrines de recomendação personalizadas para cada cliente. Usamos a análise comportamental (histórico de navegação) e dos dados do cliente para montar combinações de compra em uma de nossas vitrines inteligentes (“Compre Junto”).

Um exemplo para você entender melhor: se o usuário está visualizando um tênis unissex, e o algoritmo identifica que ele tem um perfil de mulher (baseado nos dados do cliente e navegação), a vitrine apresenta produtos de interesse feminino junto ao tênis unissex.

Ao atender a Vans, por exemplo, o b-front foi importantíssimo. A marca tem diversos tênis que são unissex, e a loja virtual precisava de uma solução automática para montar combinações considerando o interesse do cliente em produtos femininos ou masculinos.

b-front – personalização de conteúdo

A mesma solução que mostramos acima também pode ser usada para apresentar, por todo o site, uma comunicação (chamadas, banners etc.) baseada no perfil e interesses do cliente.

Por exemplo: quando o cliente navega pela loja, o algoritmo entende que ele tem um perfil masculino ― e isso acontece de forma automática, sem que ele precise cadastrar qualquer dado. Então, podemos apresentar banners de promoções ou produtos de perfil masculino, tanto na home quanto em qualquer página do site.

Fale com a Biggy e conte com quem tem experiência no e-commerce de moda

Enfim, com soluções como essas, temos resultados muito positivos. Em média, as conversões aumentaram cerca de 22%, e o ticket médio, 30%. Além desse crescimento, identificamos também uma grande evolução na experiência do cliente e na sua fidelização.

Percebeu por que vale a pena contratar a Biggy para o seu e-commerce de moda? Além de já trabalhar com grandes marcas do segmento, sabemos explorar o poder do big data e da inteligência artificial e oferecemos um atendimento focado nas demandas da sua loja.

Então, se o seu e-commerce também quer ter esses resultados, podemos ajudar. Entre em contato conosco para entendermos o que você precisa!