Inteligência Artificial e Machine Learning para entender seu cliente

Houve um tempo em que o marketing considerava o público como uma massa. Não havia distinção entre os consumidores: uma mesma mensagem era direcionada para todos.

Porém, a evolução do marketing mudou a percepção das empresas sobre o público — agora, cada consumidor é considerado único. Por isso também, hoje se entende que a jornada de compra não é mais previsível e linear. Agora, cada consumidor percorre seu próprio caminho até a compra, por meio de diversos canais online e offline, conforme seu perfil e interesses.

Para as empresas, essa mudança representa um grande desafio: como conhecer a fundo cada consumidor para criar estratégias personalizadas? Sem a tecnologia, não seria possível. Por isso, hoje a Inteligência Artificial e o Machine Learning (ou Aprendizado de Máquina) exercem um papel fundamental para coletar dados sobre os clientes e transformar em inteligência competitiva.

Agora, então, você vai entender como esses dois conceitos estão sendo aplicados na análise de comportamento dos clientes. Acompanhe:

O que é Inteligência Artificial e Machine Learning?

Embora sejam muito usados em conjunto, Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) são dois conceitos distintos.

A Inteligência Artificial se refere à inteligência das máquinas. Isso significa que elas podem realizar tarefas de maneira muito semelhante à inteligência humana, por meio de capacidades como raciocinar, descobrir significados, generalizar ou aprender com experiências passadas.

Já o Machine Learning, ou Aprendizado de Máquina, é um dos ramos da IA. A ideia do ML é que as máquinas sejam capazes de analisar um grande conjunto de dados e extrair algum conhecimento dele para tomar decisões de forma autodidata.

Como Inteligência Artificial e Machine Learning ajudam a entender o cliente?

Inteligência Artificial e Machine Learning parecem muito futurísticos, mas já estão no nosso dia a dia — até mesmo dentro das empresas.

Os dois conceitos são capazes de embasar estratégias de negócio, que precisam ser fundamentadas no conhecimento sobre o público. Graças às possibilidades de rastreamento pela internet, a quantidade de dados sobre os consumidores é enorme, o que inviabiliza uma análise manual das informações.

Portanto, os softwares entram em cena para processar milhões de dados de ações dos usuários e transformá-los em informações estratégicas. Lembre-se de que cada cliente é único, então só a Inteligência Artificial permite analisar os passos de cada pessoa para compreender seus comportamentos.

Desafios do varejo para entender o cliente com a tecnologia

Espera-se que, com a aplicação da Inteligência Artificial e do Machine Learning, as empresas sejam capazes de entender padrões e tendências de compras e adotar estratégias mais eficientes no contato com o consumidor, seja no envio de uma oferta personalizada, seja no atendimento a uma reclamação.

No entanto, o que se percebe é um uso limitado da tecnologia. Uma das estratégias mais comuns no varejo online, por exemplo, é usar dados transacionais para compreender o consumidor. Porém, uma pessoa não se define apenas pelo que ela compra em uma loja — há uma complexidade de atitudes e comportamentos que precisam ser compreendidos.

O desafio do varejo, então, é explorar o potencial da tecnologia para responder perguntas mais complexas sobre o cliente que ainda não têm respostas, porque ainda não há ferramentas inteligentes para isso.

Enfim, muito mais que buzzwords, Inteligência Artificial e Machine Learning já estão presentes no dia a dia das empresas, trazendo mais conhecimento e maturidade para as suas estratégias. Porém, ainda há muito potencial de conhecimento sobre os clientes que as ferramentas adequadas podem explorar.

Para saber mais sobre soluções de Inteligência Artificial e Machine Learning para entender melhor o cliente do seu e-commerce, entre em contato com a gente!

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