Personalização além da conversão

Quem acompanha o nosso blog já sabe: gerar conversões deve ser o foco de todo e-commerce que deseja colher resultados. É por isso que cada vez mais lojas investem em ferramentas de recomendação & personalização.

Porém, embora esse seja o grande objetivo, quem investe nelas percebe também outros benefícios além do aumento nas vendas. Elas são extremamente importantes para melhorar a experiência de compra na sua loja virtual ― e, assim, conduzir a ainda mais resultados para o seu negócio.

Então, vamos ver agora quais são os outros benefícios que as ferramentas de recomendação & personalização proporcionam para as lojas virtuais:

Melhorar usabilidade

Uma das premissas da usabilidade é não fazer o usuário pensar. Isso significa que ele deve entrar na sua loja virtual e não encontrar dificuldades para usar o seu fluxo de navegação e realizar o que deseja.

Imagine, agora, quando ele se depara com milhares de produtos e não sabe como vai encontrar aquele tênis de corrida azul tamanho 39 que ele tanto queria. A quantidade enorme de itens se torna um obstáculo para a experiência de compra.

O papel das ferramentas de recomendação, então, é também melhorar a usabilidade do site ao reduzir as opções para aqueles produtos que o usuário mais tende a comprar.

Valorizar cada cliente

Pense que você está entrando em uma loja de eletrônicos no shopping. Então, o vendedor já traz alguns celulares em mãos ― e eles são exatamente aqueles que você estava buscando. Assim, você se sente super bem atendido, como se fosse o cliente mais importante do mês!

Se você trouxer essa situação para o mundo online, é exatamente o que acontece em um e-commerce que adota a recomendação de produtos. O sistema já conhece cada usuário, já sabe por onde ele andou na internet, o que pesquisou, o que comprou naquela loja. E, quando ele acessa a loja virtual, visualiza uma vitrine totalmente personalizada, com as ofertas e os produtos certos para ele.

Dessa forma, o cliente se sente único e valorizado. Como em qualquer relacionamento, isso é importante para fortalecer o vínculo e aumentar a fidelidade. No e-commerce, isso significa que esses consumidores tendem a voltar e, ainda, recomendar a compra para outras pessoas.

Melhorar o branding

Quando o consumidor pesquisa uma geladeira para comprar, ele analisa o preço, o tamanho, a capacidade, a voltagem, entre outros atributos funcionais. Mas sabe o que pesa mesmo na decisão? A sensação que aquele produto ou aquela marca causam nele.

Muito mais que as características, os aspectos emocionais é que são determinantes para a escolha. Por isso, as marcas precisam trabalhar o seu branding, com o objetivo de conquistar o coração dos consumidores ao transmitir a sua essência e os seus valores.

Em um e-commerce, o principal caminho para fazer isso é proporcionar a melhor experiência de compra, para mostrar como ele valoriza o seu cliente. Então, quando você utiliza ferramentas de recomendação & personalização, consegue despertar emoções positivas no consumidor. Essa é a sensação que ele vai associar à sua marca e que ficará marcada na lembrança.

Aumentar o ticket médio

Aumentar a taxa de conversão é importante. Mas aumentar o valor gasto por cada cliente na sua loja também é essencial. Isso traz um impacto significativo para o faturamento da sua loja ― o que, ao final do mês, é o que mais interessa.

As ferramentas de recomendação & personalização para e-commerce dispõem de diferentes recursos para sugerir produtos aos consumidores. Então, você pode adotar estratégias de upselling (produtos alternativos de maior valor) e cross-selling (produtos complementares) para recomendar outros itens e aumentar o ticket da compra.

Com recomendações mais precisas e relevantes, você tende a satisfazer o seu cliente e aumentar a sua receita.

Todos os benefícios que citamos acima, é claro, direcionam para mais conversões. Quanto melhor for a experiência de compra e quanto mais o usuário se sentir bem na sua loja, mais ele vai comprar. Por isso, o propósito de todas as estratégias sempre será a conversão.

Mas perceba como você pode agregar outros diversos benefícios ao seu site com apenas uma ferramenta de recomendação & personalização.

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