Personalização – O tratamento único com seu cliente

A personalização é uma premissa obrigatória para as empresas nos dias de hoje. Conhecer seus clientes em potencial é a chave para um bom relacionamento.

Antes de discutirmos sobre o quanto a personalização impacta a relação entre empresas e clientes, vale a pena entender que personalização é tornar único, de caráter original, um produto ou serviço que atenda exclusivamente a necessidade de um ser.

A comunicação um para um

Somos humanos, antes mesmo de qualquer processo dentro de uma empresa, somos humanos! Sabemos que o sentimento de exclusividade é “rebote” do forte marketing de massa imposto pelas grandes indústrias dos anos 80’s, 90’s e 00’s. Queremos ser únicos em relacionamento, produto e serviço. Queremos ter o personalizado e começamos a dar valor ao diferente, além de clientes, assumimos o papel de advogados das marcas.

Diante deste cenário, a internet e a Big Data vieram para ser a faca de dois gumes na relação. As empresas precisam buscar informações sobre os clientes antes mesmo de abordá-los, e quer melhor lugar do que a internet? Não somente os dados pessoais que colocamos em redes sociais, mas sim, o rastro de clicks por onde passamos. Navegamos por lojas on-line, videos, podcast e imagens, em lugares diferentes e dispositivos diferentes. A internet permite que a Big Data mapeie informações sobre você, criando um pré-perfil ou hábito de consumo, o suficiente para um empresa abordá-lo no memento correto e de forma correta.

Por outro lado, sabemos que há leis de proteção de dados entrando em vigor e que a internet é o maior meio de comunicação impactante da atualidade. Em grande escala, qualquer erro pode representar perda de vendas, desvalorização da marca, entre outros.

A personalização criou um canal de comunicação um para um, onde a internet é a ponte. A relação com a marca é essencial, torna o cliente fiel e satisfeito. Saber quem, como e por que é a base em vendas e marketing.