Por que investir em ferramentas de personalização & recomendação?

Hoje vemos um consumidor cada vez mais exigente com as marcas e sem tempo a perder no seu dia a dia. Junte a isso a capacidade da tecnologia de qualificar as estratégias das empresas e otimizar a decisão de compra dos clientes. É nesse cenário que as ferramentas de personalização & recomendação de produtos ganham força.

A partir da interpretação das ações dos usuários na internet, a ferramenta pode recomendar o produto certo, para a pessoa certa, no momento certo — seja em vitrines no e-commerce, em sugestões na pesquisa interna ou por e-mail marketing comportamental.

Sabe o que isso pode trazer de benefícios para o seu e-commerce? Entenda agora os principais motivos para investir nas ferramentas de personalização:

Melhorar a experiência de compra

Em um e-commerce, o consumidor geralmente se depara com uma infinidade de produtos. O problema é que, com tanta disponibilidade, fica mais difícil tomar a decisão de compra. Não se trata, então, de reduzir o seu mix de produtos, e sim de usar ferramentas que melhorem a experiência no site e facilitem a sua escolha.

Dessa forma, a usabilidade do e-commerce se torna muito mais eficiente, pois faz com que o usuário não perca mais tempo nem se frustre por não conseguir realizar as ações que deseja.

Automatizar o relacionamento com o consumidor

Ferramentas de personalização automatizam ações de relacionamento. Com elas, você consegue identificar facilmente em qual etapa da jornada de compra cada pessoa está, bem como o seu perfil e histórico de navegação.

De acordo com esses dados, o sistema automaticamente recomenda ofertas personalizadas para cada usuário. Isso significa mais precisão para o relacionamento com o consumidor e ganho de produtividade para a equipe.

Aumentar a fidelidade do cliente

Ao oferecer uma melhor experiência ao cliente e estreitar o relacionamento com ele, você conquista a satisfação do consumidor — o que é o primeiro passo para a fidelização. Ele se sente valorizado pela loja, que compreende as suas expectativas, e passa a confiar mais nela.

Além disso, as ferramentas de personalização também estimulam a fidelidade do cliente por meio de incentivos à recompra, como no momento em que um cliente recebe um e-mail com uma oferta para complementar sua última compra.

Incentivar a descoberta de novos produtos

Outro motivo para investir em ferramentas de personalização é aumentar a “cauda” do seu e-commerce. O que isso significa? O conceito de cauda longa foi criado para descrever as lojas virtuais que vendem mais produtos de menor valor em maior quantidade do que o contrário e, dessa forma, têm uma lucratividade maior.

Por meio das ferramentas, então, você pode incentivar a descoberta de novos produtos que estão “escondidos” no seu e-commerce para aumentar a venda deles e ainda melhorar o giro de estoque.

Aumentar a taxa de conversão

Enfim, todos esses benefícios devem resultar em aumento nas vendas. Afinal, um e-commerce precisa de conversões para crescer, certo?

As ferramentas de personalização, então, têm relação direta com as vendas da sua loja virtual, pois você aumenta as chances de ter clientes satisfeitos e fiéis, que tendem a comprar muito mais e aumentar as suas conversões.

Agora, então, você já conhece os benefícios das ferramentas de personalização, que vão desde a melhoria do relacionamento com o cliente até o aumento nas vendas do seu e-commerce.

É isso que você quer para o seu negócio também? Então, conheça agora as nossas soluções de recomendação e personalização para e-commerce.

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